22 maio 2006

 

SOFTWARE LIVRE, EU USO!!

Esse post é mais um desabafo pelo que vi na edição dessa semana da revista Veja e não poderia deixar passar em branco. A reportagem "Opção de Lula pelo software livre atrasa o país" é um completo absurdo, típica de reportagem paga para ser publicada. Não estou aqui defendendo o governo Lula mas acho que o governo tomou a decisão correta quanto ao uso do software livre, principalmente no que diz respeito a economia, quem não gosta de economizar milhões em licenças? Já li alguns artigos mostrando que o SERPRO, com a economia obtida da utilização de SL, pode-se renovar todo seu parque de equipamentos que já estava ultrapassado em mais de 10 anos. O Exército criou sua própria versão do linux e está impalntando em todas as suas unidades. Será que esse é um mau caminho? Será que não seriam interesses comerciais e financeiros na postura contrária à utilização do SL?

Por isso resolvi publicar uma espécie de "carta resposta" que vi disponibilizada no site br-linux.org à revista Veja, segue abaixo:

Sobre sua matéria "Opção de Lula pelo software livre atrasa o país", gostaria de registrar que o software livre é um modelo de desenvolvimento colaborativo em franco crescimento em todo o mundo, sendo inclusive o responsável pela maior parte da infra-estrutura da WWW (o popular servidor livre Apache e o interpretador livre PHP são encontrados até mesmo na infra-estrutura do website de Veja) e vem sendo encontrado em escala cada vez maior nos computadores dos usuários domésticos, com aplicativos de popularidade ascendente como o OpenOffice e o navegador Firefox.

Não posso responder pela política de software do governo federal, embora acredite que ele nos dará condições e dados que permitam rebater também as críticas que foram feitas à sua política de adoção do software livre. Mas gostaria de registrar meu descontentamento pela maneira como os dois assuntos foram misturados, o que acabou refletindo de forma extremamente negativa sobre um movimento mundial que é, por natureza, independente de ideologias externas ou de correntes partidárias.

As centenas de comentários de leitores de sites e fóruns especializados no tema, criticando a forma como o assunto foi coberto em Veja na semana passada me dão a certeza de que a inclusão de uma análise sobre a presença do software livre no dia-a-dia dos chamados "usuários comuns" seria uma adição válida à pauta de futuras edições da revista.


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?